Docentes

Linha de pesquisa I: Processos Cognitivos e Comportamentais

 

Angelo Augusto Silva Sampaio - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Doutor em Psicologia Experimental

http://lattes.cnpq.br/5044336617103759

Interesses de Pesquisa: (1) Analisar experimentalmente o comportamento social (imitação, aprendizagem observacional, facilitação social etc.), a dinâmica de grupos (cooperação, macrocomportamento etc.) e a evolução cultural (transmissão cultural, seleção cultural, metacontingência etc.) para compreender fenômenos sociais complexos (obediência, corrupção, preservação ambiental etc.); (2) Analisar experimentalmente o comportamento verbal (em especial a emergência de relações comportamentais não treinadas) e o comportamento de ouvinte (principalmente o controle instrucional ou comportamento governado por regras); (3) Avaliar a eficiência e a efetividades de projetos e programas sociais (voltados ao tratamento de dependência de substâncias, de outros problemas comportamentais etc.).

Referências:

Baum, W. M., Paciotti, B., Richerson, P., Lubell, M., & McElreath, R. (2012). Cooperation due to cultural norms, not individual reputation. Behavioural Processes, 91, 90-93. doi:10.1016/j.beproc.2012.06.001

Sampaio, A. A. S., Araújo, L. A. S., Gonçalo, M. E., Ferraz, J. C., Alves Filho, A. P., Brito, I. S., ... Calado, J. I. F. (2013). Exploring the role of verbal behavior in a new experimental task for the study of metacontingencies. Behavior and Social Issues, 22, 87-102. doi: 10.5210/bsi.v22i0.4180

Sampaio, A. A. S., Ottoni, E. B., & Benvenuti, M. F. (2015). A Análise de Comportamento no contexto do estudo evolucionista do comportamento social e da cultura. Estudos de Psicologia, 20, 127-138. doi: 10.5935/1678-4669.20150015

Greer, R. D. & Longano, J. (2010). A rose by naming: how we may learn how to do it. The Analysis of Verbal Behavior, 26, 73-106.

Sampaio, A. A. S., Gonçalo, M. E., & Sobrinho, E. P. (2014). Uma revisão sistemática da literatura experimental sobre comportamento governado por regras entre 2006 e 2011. Evolvere Scientia, 3(1),117-135.

Campbell, D. T. (1969). Reforms as experiments. American Psychologist, 24, 404-229.

Sampaio, A. A. S., Andery, M. A. P. A., & Baia, F. H. (2013). Quase-experimentos ou experimentos naturais no estudo da cultura. In M. B. Moreira (Org.), Comportamento e Práticas Culturais (pp. 228-251). Brasília: Instituto Walden4.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Carla Fernanda Ferreira Rodrigues - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Doutora em Psicologia

http://lattes.cnpq.br/4664756157047183

Interesses de Pesquisa: Desenvolver estudos na área de avaliação psicológica e especificamente relacionados aos seguintes temas de pesquisa: 1) avaliação das habilidades cognitivas (pelo modelo CHC) e não cognitivas de estudantes residentes em ambiente rural e urbano;  2) relação entre habilidades cognitivas e não cognitivas (socioemocionais) e o rendimento acadêmico (em escolares e universitários) e/ou escolha do curso universitário; 3) adaptação e desenvolvimento de estudos psicométricos para instrumentos que avaliem as competências socioemocionais.  Todos os estudos serão realizados utilizando o método quantitativo. .

Referências:

Ackerman, P. L. (1996). A theory of adult intellectual development: Process, personality, interests, and knowledge. Intelligence, 22, 227–257.

Ackerman, P.L. (2014). Adolescent and Adult Intellectual Development. Current Directions in Psychological Science, 23(4) 246–251.

Lubinski, D., & Benbow, C. P. (2000). States of excellence. American Psychologist, 55, 137-150.

McGrew, K.S. (2009). Editorial: CHC theory and the human cognitive abilities project: Standing on the shoulders of the giants of psychometric intelligence research. Intelligence, 37, 1-10.

von Stumm, S., & Ackerman, P. L. (2013). Investment and intelligence: A review and meta-analysis. Psychological Bulletin, 139, 841–869.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Christian Vichi - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Doutor em Teoria e Pesquisa do Comportamento

http://lattes.cnpq.br/9423527264815350

Interesses de Pesquisa: 1) Investigar experimentalmente a evolução cultural, por meio de estudos que manipulem as variáveis relacionadas ao estabelecimento e manutenção de relações sociais em microculturas de laboratório; 2) Estudar questões teóricas acerca do processo de evolução cultural e seleção do comportamento social, além de suas relações com áreas teóricas afins, como a antropologia, a psicologia social, a economia, a biologia, etc; 3) Desenvolver e testar tecnologias de intervenção comportamental para alterar o comportamento social humano relacionado a problemas causados pelo efeito cumulativo ou agregado de padrões comportamentais problemáticos, principalmente os relacionados a preservação de recursos naturais, reciclagem de materiais, preservação ambiental, corrupção, dentre outros; 4) Investigar experimental e teoricamente o comportamento verbal; 5) Desenvolver estudos teóricos sobre a história da Análise do Comportamento e do Behaviorismo e suas relações com a psicologia e outras áreas afins.

Referências:

Andery, M. A. P. A. (2011). Comportamento e cultura na perspectiva da análise do comportamento. Perspectivas em Análise do Comportamento, 2, 2, 203-217.

Baum, W. M. (2006). Compreender o behaviorismo:  Comportamento, cultura e evolução. 2ª ed.  Porto Alegre: Artmed.

Caldwell,  C.  A,  &  Smith,  K.  (2012).  Cultural  evolution   and   perpetuation   of   arbitrary communicative conventions in experimental  microsocieties. PLoS ONE,  7, 8, e43807. doi:10.1371/journal.pone.0043807

Camden, M. &, Ludwig, T. (2013). Absenteeism in health care: Using interlocking behavioral contingency feedback to increase attendance with certified nursing assistants. Journal of Organizational Behavior Management, 33, 3, 165–84. http://dx.doi.org/10.1080/01608061.2013.814521.

Glenn, S. S. (2004). Individual behavior, culture, and social change. The Behavior Analyst, 27, 133-151. 

Johnston, J. M., & Pennypacker, H. S. (2008). Strategies and tactics of behavioral research. 3ª ed.. New York: Routledge.

Lehman, P. K & Geller, E. S. (2004). Behavior analysis and environmental protection: Accomplishments and potential for more. Behavior and Social Issues, 13, 13–32.

Mesoudi A., Whiten A., Laland K. N. (2006) Towards a unified science of cultural evolution. Behavioral and Brain Sciences, 29, 329–383.

 ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Geida Maria Cavalcanti de Souza - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Doutora em Psicologia

http://lattes.cnpq.br/8274625526139431

Interesses de Pesquisa: Na perspectiva do desenvolvimento cognitivo, essa linha de pesquisa propõe estudos teórico-metodológicos do trabalho docente no espaço da sala de aula, abarcando as dimensões do processo ensino-aprendizagem, metodologias de ensino e formação docente. Além disso, focaliza estudos em educação superior, contemplando práticas avaliativas, ingresso, assistência estudantil, evasão e permanência de estudantes na universidade.

Referências:

COLL, C. et. al. (Org.). Desenvolvimento psicológico e educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

GODOY, A. C. S. (org.) Fundamentos do trabalho pedagógico. Campinas, SP: Editora Alínea, 2009.

PIAGET, Jean. A equilibração das estruturas cognitivas. Rio de Janeiro : Zahar, 1975.

PIAGET, Jean. Seis estudos de Psicologia. Tradução de Maria Alice Magalhães D´Amorim e Paulo Sérgio Lima Silva. 24 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1967/2004.

CASTANHO, S.; CASTANHO, M. E. (Orgs.). O que há de novo na educação superior: do projeto pedagógico à prática transformadora. Campinas, SP: Papirus, 2000.

VEIGA, I. P. A.(Org.). Lições de Didática. Campinas, SP: Papirus, 2006.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 8 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ivani Brys - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Doutora em Psicobiologia

http://lattes.cnpq.br/1331524610008262

Interesses de Pesquisa: Investigar os mecanismos neurais subjacentes ao comportamento e às funções cognitivas através de estudos experimentais com humanos e modelos animais. Por exemplo, meus projetos de pesquisa atuais visam entender como diferentes áreas do circuito cortex-núcleos da base interagem para gerar comportamentos motores em contexto saudável e da Doença de Parkinson, bem como descrever os padrões de atividade eletrofisiológica do circuito cortico-límbico de modelos animais que possam nos ajudar a desvendar os mecanismos patofisiológicos subjacentes a sintomas psicóticos. Fora do laboratório, tenho interesse especial em investigar o panorama atual do ensino de Neurociências nos cursos de graduação em Psicologia do Brasil, bem como desenvolver atividades de divulgação da área aproximando a academia da comunidade em geral. 

Referências:

Brys, I., Pupe, S., & Bizarro, L. (2014). Attention, locomotor activity and developmental milestones in rats prenatally exposed to ethanol. International Journal of Developmental Neuroscience, 38, 161–168. http://doi.org/10.1016/j.ijdevneu.2014.08.007

Tamtè, M., Brys, I., Richter, U., Ivica, N., Halje, P., & Petersson, P. (2016). Systems-level neurophysiological state characteristics for drug evaluation in an animal model of levodopa-induced dyskinesia. Journal of Neurophysiology, 115(3), 1713–1729. http://doi.org/10.1152/jn.00868.2015

Yi, W., Qiu, S., Wang, K., Qi, H., He, F., Zhou, P., Ming, D. (2016). EEG oscillatory patterns and classification of sequential compound limb motor imagery. Journal of NeuroEngineering and Rehabilitation, 13, 11. http://doi.org/10.1186/s12984-016-0119-8

Ramachandran, V.S., & Blakeslee, S. (1998). Phantoms in the Brain. William Morrow, N.Y.

Landeira-Fernandez, J. & Fukusima, S (2012).  Métodos em Neurociência. São Paulo: Manole.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Leonardo Rodrigues Sampaio - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Doutor em Psicologia Cognitiva

http://lattes.cnpq.br/8095869365131149

Interesses de Pesquisa: Desenvolver estudos básicos e aplicados sobre desenvolvimento Humano, com ênfase em cognições sociais, moralidade, afetividade e suas interfaces com outros campos do saber como as Neurociências, Informática, Saúde e Educação. Além disto, investiga questões ligadas às representações mentais, tomada de decisão e ao comportamento cooperativo.

Referências:

Corriveau, K.H., Kinzler, K.D., & Harris, P.L. (2013). Accuracy trumps accent in children's endorsement of object labels. Developmental Psychology, 49, 470-479.

Hoffman, M. L. (2000). Empathy and Moral Development: implications for caring and justice. Cambridge University Press: New York.

Sampaio, LR. & Pires, M.F.D.N. (2015). Sharing in Private and Public Situations: does this really Matter for Children? The Spanish Journal of Psychology, 18 (42), 1-7.

Piazza, J., Bering, J. M., & Ingram, G. (2011), “Princess Alice is watching you”: Children's belief in an invisible person inhibits cheating. Journal of Experimental Child Psychology, 109, 311–320. 

Warneken, F. & Tomasello, M. (2009). Varieties of altruism in children and chimpanzees. Trends in Cognitive Science, 13, 397-402.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Linha de pesquisa II: Processos Psicossociais

 

Diego Luz Moura - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Doutor em Educação Física

http://lattes.cnpq.br/0726163469750495

Interesses de Pesquisa: Desenvolver estudos relacionados com o esporte, educação, lazer e práticas corporais em interface com as ciências humanas e sociais. Atualmente desenvolvendo o projeto de pesquisa intitulado: “Empoderamento, mulheres e práticas corporais” neste projeto estamos buscando compreender os mecanismos que potencializam e despotencializam o empoderamento de mulheres em diferentes práticas corporais.

Referências:

MOURA, Diego Luz et al. Esporte, mulheres e masculinidades. Esporte e Sociedade, v. 5, n. 13, p. 1-22, 2009.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Editora Record, 2003.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Vozes, 2003.

SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil para os estudos históricos. Educação e Realidade, v. 16, n. 2, p. 5-22, 1990.

  ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Daniel Henrique Pereira Espíndula - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Doutor em Psicologia

http://lattes.cnpq.br/7007891373244427

Interesses de Pesquisa: Violência, Exclusão, Psicologia da Saúde, Adolescência/Juventude, Representações Sociais e Práticas Educativas.

Referências:

Almeida, A.O., Santos, M.F.S., & Trindade, Z.A. (2014). Teoria das Representações Sociais: 50 anos. Brasília: Technopolitik. Disponível em http://www.technopolitik.com.br/downloads/files/TRS%2050%20anos2aEdFinal15mar15.pdf

Bauer, M.W., & Gaskell, G. (2002) Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes.

Bonomo, M., Trindade, Z.A., Souza, L., & Coutinho, S.M.S. (2008). Representações sociais e identidade em grupos de mulheres ciganas e rurais. Psicologia, 22(1), 153-181.

Espíndula, D.H.P., & Santos, M.F.S. (2004). Representações sobre a adolescência a partir da ótica dos educadores sociais de adolescentes em conflito com a lei. Psicologia em Estudo, 9(3), 357-367.

Santos, M.F.S., Acioli Neto, M.L., & Sousa, Y.S.O. (2012). Representações sociais do crack na imprensa pernambucana. Estudos de Psicologia (Campinas), 29(3), 379-386.

 ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Emerson Diógenes de Medeiros - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Doutor em Psicologia Social

http://lattes.cnpq.br/4698181483612526

Interesses de Pesquisa: Compreender o comportamento humano utilizando-se de métodos quantitativos e teorias da Psicologia Social, em especial os valores humanos e atitudes, além de aspectos importantes da personalidade. Ademais, também,  envolvem pesquisas e estudos em avaliação psicológica, especialmente os que objetivam a elaboração e adaptação de instrumentos psicológicos de cunho psicométrico, utilizando-se das técnicas da Teoria Clássica dos Testes e Teoria de Resposta ao Item.

Referências:

Coolican, H. (2014). Research Methods and Statistics in Psychology (6ed.). New York/USA: Hugh Coolican.

Finch, H., French, B. & Immekus, J. (2016). Applied Psychometrics Using SPSS and Amos. Charlotte, NC: Information Age Publishing, INC.

Furr, R. M., & Bacharach, V. R. (2013). Psychometrics: An introduction (2nd Ed.). Thousand Oaks, CA: Sage.

Gouveia, Milfont & Guerra. (2014). Functional theory of human values: Testing its content and structure hypotheses. Personality and Individual Differences, 60, 41-47.

Gouveia, V. V.; Milfont, T. L.; Vione, K. C.; Santos, W. S. (2015). Guiding Actions and Expressing Needs: On the Psychological Functions of Values. Psykhe, 24(2), 1-14.

Linden, W. J. van der (2016). Handbook of item response theory. Boca Raton: CRC Press.

Matsumoto, D. & Van de Vijver, F. J. R. (2015). Cross-Cultural Research Methods in Psychology. New York/ USA: Cambridge University Press.

Tabachnick, B. G. & Fidell, L. S. (2012). Using Multivariate Statistics. Boston/USA: Pearson.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

José Roberto Andrade do Nascimento Junior - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Doutor em Educação Física

http://lattes.cnpq.br/6140282410207906

Interesses de Pesquisa: Desenvolver estudos relacionados com a psicologia do esporte e do exercício, partindo de pesquisas a partir de quatro linhas de pesquisa principais: 1) Aspectos psicológicos aplicados ao exercício físico e ao esporte; 2) Benefícios psicológicos da prática de exercício físico; 3) Desempenho físico, técnico-tático e psicológico de atletas jovens e adultos; e 4) Psicometria aplicada ao contexto esportivo. Atualmente desenvolvendo o projeto de pesquisa intitulado: “Estudo do desenvolvimento das variáveis psicológicas e comportamentais de atletas jovens e adultos”, o qual busca compreender o desenvolvimento dos aspectos comportamentais e psicossociais de atletas jovens e adultos do estado de Pernambuco.

Referências:

HUTZ, C. S.; BANDEIRA, D. R.; TRENTINI, C. (Org.). Psicometria. Porto Alegre: Artmed, 2015.

WEINBERG, R.; GOULD, D. Fundamentos da psicologia do esporte e do exercício. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.

VIEIRA, L. F.; NASCIMENTO JUNIOR, J. R. A.; VIEIRA, J. L. L. O estado da arte da pesquisa em Psicologia do Esporte no Brasil. Revista de Psicología del Deporte, v.22, n.2, p.501-507, 2013.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Luciana Duccini - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Doutora em Ciências Sociais

http://lattes.cnpq.br/4955543481325525

Interesses de Pesquisa: Estudos sobre pertencimento e participação em grupos religiosos e outras formas de religiosidade no que envolvem processos identitários ou a busca por saúde, a partir de teorias socioantropológicas de enfoque microssociológico e qualitativo, especialmente, as de base fenomenológica com destaque à centralidade do corpo como sujeito.

Referências:

Becker, H. S. (2207) Segredos e Truques da Pesquisa. Rio de Janeiro: Zahar Ed. 

Csordas, T. J. (2008). Corpo/Significado/Cura. Porto Alegre: Editora da UFRGS

Rabelo, M. C. M. (2014) Enredos, Feituras e Modos de Cuidado. Dimensões da vida e da convivência no Candomblé. Salvador: Edufba

Sarti, C. (2010) Corpo e doença no trânsito de saberes. Revista Brasileira de Ciências Sociais, 25(74), 77-90

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Lucivanda Cavalcante Borges de Sousa - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Doutora em Psicologia Social

http://lattes.cnpq.br/1400479085991320 

Interesses de Pesquisa: A partir da perspectiva sociocultural e contextual do desenvolvimento humano, busca-se desenvolver pesquisas sobre os processos de interação social e desenvolvimento infantil nos primeiros anos de vida, sobretudo a relação adulto (mãe, pai e demais educadores)/criança. Investiga, ainda, os nichos de desenvolvimento, como a organização do contexto físico e social da família, as práticas educativas e as etnoteorias (concepções, metas e estratégias de socialização) de pais e demais educadores no processo de socialização infantil, assim como os contextos de educação formal e suas implicações para os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança.

Referências:

Bornstein, M. H., & Cheah, C. S. L. (2006). The place of “culture and parenting” in the ecological contextual perspective on the developmental science. Em: K. H. Rubin, & O. Boom Chung (Eds.), Parental beliefs, behaviors, and parent-child relations: a cross-cultural perspective. London: Psychology Press.

Keller, H. (2007). Cultures of infancy. The foundation of developmental pathways. Mahwah, N.J. Lawrence Erlbaum.

Harkness, S., Super, C. M., Moscardino, U., Rha, J.-H., Blom, M., Huitrón, B., Johnston, C., Sutherland, M. A.; Hyun, O. K.; Axia, G., & Palacios, J. (2007). Cultural models and developmental agendas: Implications for arousal and selfregulation in early infancy. The Journal of Developmental Processes, 2 (1), 5-39.

Rogoff, B. A. (2005). A natureza cultural do desenvolvimento humano. Porto Alegre: Artes Médicas.

Super, C. M., & Harkness, S. (2002). Culture Structures the Environment for Development. Human Development, 45, 270–274.

Piccinini, C. & Alvarenga, P (2012). (Orgs.), Maternidade e Paternidade: a parentalidade em diferentes contextos. vol. 1, São Paulo: Casa do Psicólogo.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Marcelo Silva de Souza Ribeiro - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Doutor em Educação

http://lattes.cnpq.br/8566377803271737

Interesses de Pesquisa: 1) Educação, subjetividade e representação social na formação do sujeito cognoscente com vistas à ressignificar a produção do conhecimento. O campo das representações sociais articula o sujeito a um objeto em uma situação sócio-histórico-cultural determinada, assentando-se sobre as atividades de pesquisa empírica. 2) Estudos sobre as infâncias em suas dimensões culturais, históricas e contemporânea; Infâncias, direitos humanos e as políticas públicas; Desenvolvimento e aprendizagem da criança. Educação infantil em seus contextos de espaço e tempo; Formação do professor e comunidades de aprendizagem m educação infantil; linguagens, saberes, novas tecnologias e experiência em contextos interativos. Como referenciais metodológicos,  a linha de pesquisa, em seus dois eixos, tem como parâmetro as abordagens colaborativas da pesquisa-ação e da pesquisa implicativa pelo viés sócio-fenomenológico-crítico.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Marina Pereira Gonçalves - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Doutora em Psicologia Social

http://lattes.cnpq.br/3902132745229931

Interesses de Pesquisa: Estudos relacionados à Psicologia social e do esporte, com ênfase em temas como valores, atitudes, moralidade e fair play, comportamentos pró e antissociais de atletas e não atletas. Além disto, estudos relacionados à Psicologia positiva e o esporte, investigando temas como qualidade de vida, autoestima, imagem corporal e bem-estar subjetivo em praticantes de atividades físicas. Finalmente, estudos de Psicometria aplicada ao contexto social e esportivo, com a finalidade de desenvolver e validar escalas psicométricas que possam ser utilizadas em futuras pesquisas na área de psicologia social, atividades físicas e esportes.

Referências:

Breakwell, G. M., Hammond, S., Fife-Schaw, C. & Smith, J. A. (2010). Métodos de pesquisa em psicologia. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

Gonçalves, M. P., Nascimento, A. M. & Mariano, T. E. (2017). A Psicologia Social do Esporte. Em Lima, C. F. & Pimentel, C. E (Orgs) Revisitando a Psicologia Social, pp 259 – 280. Curitiba: Juruá.

Gouveia, V. V. (2013). Teoria funcionalista dos valores humanos: fundamentos, aplicações e perspectivas. São Paulo: Casa do Psicólogo.

Pasquali, L. (2015). Delineamento de pesquisa em ciência: A lógica da pesquisa científica. 1 ed., v. 1, São Paulo: Vetor Editora, 2015. 

Pasquali, L. (2010). Instrumentação Psicológica. 1 Ed. Porto Alegre: ArtMed

Whitehead, J., Telfer, H., & Lambert, J. (2013). Values in youth sport and physical education. Londres: Routledge

Weinberg, R. S. & Gould, D.,  (2008). Fundamentos de Psicologia do Esporte e exercício. 4ª Ed. Porto Alegre: ArtMed.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Margaret Olinda de Souza Carvalho e Lira - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Doutora em Enfermagem

http://lattes.cnpq.br/9559477350321378

Interesses de Pesquisa: Área temática de interesse: Estudos sobre violência doméstica  contra a mulher e repercussões para a saúde. Violência intra familiar  e rede de suporte e cuidados à saúde em situações de violência doméstica e intra familiar.

Referências:

 

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Susanne Pinheiro Costa e Silva - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Doutora em Psicologia

http://lattes.cnpq.br/9808926818449749

Interesses de Pesquisa: Representações Sociais e saúde; Atenção às Doenças Sexualemnte Transmissíveis; Imunização e saúde.

Referências:

 ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------